O Conselho do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, em sua 521ª reunião, realizada em 28 de março de 2024, expressa consternação diante da deterioração que está ocorrendo no prestigioso Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (CONICET) da Argentina.  

 

Ações como a interrupção ou redução de bolsas de doutorado e das progressões de carreira dos pesquisadores do CONICET, interrupção da transferência de fundos já aprovados para projetos em andamento, cancelamento de obras de infraestrutura e redução de despesas operacionais e, por fim, a demissão de funcionários administrativos terão um efeito devastador no sistema de ciência e tecnologia da Argentina.   

 

O Conselho do Instituto de Letras da Universidade de Brasília declara seu expresso apoio aos membros da comunidade científica argentina nestes tempos difíceis e clama às autoridades argentinas que criem condições institucionais para que suas talentosas e seus talentosos cientistas prosperem e ampliem os avanços que vêm produzindo com seu valioso trabalho em todas as áreas do conhecimento. 

 

Ter um sistema de ciência e tecnologia próspero é fundamental não apenas para o desenvolvimento da nação argentina, mas também para o desenvolvimento global, pois as instituições da Argentina cooperam de forma eficaz e sustentável com unidades de pesquisa de todo o mundo, e muito com as do Brasil. As instituições brasileiras, em especial, têm fortes vínculos de cooperação com a comunidade acadêmica argentina. Por essa razão, reafirmamos, em nosso Conselho, o repúdio ao atual processo de desmonte e expressamos nossa solidariedade com as(os) colegas argentinos por ele afetados.