TÍTULO DA AÇÃO 

 

RESUMO 

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

 

PROPONENTE 

Simpósio políticas de ação afirmativa no ensino superior da América Latina 

O simpósio visa a dinamizar a internacionalização do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais (PPGECsA/ICS), do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH/CEAM) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/CEAM) mediante espaços de debate com pares de universidades públicas da Bolívia, da Colômbia, do México e do Peru que se dedicam ao estudo de ações afirmativas educacionais na América Latina. A perspectiva de internacionalização pretendida se pauta pelo enfoque humanista-solidário que prioriza a projeção endógena, os vínculos cooperativos e a defesa da educação como direito humano e bem público. Esta iniciativa se alinha ao esforço pioneiro da Universidade de Brasília (UnB), entre as instituições federais de ensino superior, de implementar uma política de cotas para o acesso de grupos sociais vulneráveis. 

A temática do evento ganha maior relevância no contexto da 3ª Conferência Mundial sobre Educação Superior (CMES), a realizar-se em Barcelona, em maio de 2022, e da comemoração, em agosto de 2022, da primeira década de existência da Lei n. 12.711 de 2012, conhecida como Lei de cotas que, no artigo 7, estipulou sua revisão após 10 anos. Entre 36 projetos de leis em trâmite no legislativo brasileiro, alguns visam “garantir a continuidade da política pública e ampliar seus efeitos para outros públicos” outros “retirar o teor racial da reserva de vagas” (ABREU, 2021, s/p). Essa conjuntura torna-se uma oportunidade ímpar para refletir em perspectiva subcontinental sobre os avanços e limites dessas normativas. 

A relevância sociopolítica dos avanços e rupturas que as ações afirmativas promovem nas universidades federais brasileiras e nas públicas de Bolívia, Colômbia, Equador, México e Peru lhes tornam significantes para o debate acadêmico. Como é responsabilidade nossa refletir sobre o próprio fazer universitário no tocante às contribuições para aprofundar o bem comum e a igualdade democrática, o simpósio almeja suscitar contribuições para o aperfeiçoamento da política de reserva de vagas. 

01/08/2022 a 31/08/2022 

ELIZABETH DEL SOCORRO RUANO IBARRA 

(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

VI SAVANAS NO CERRADO: Vozes Fronteiriças e Resistências nas Literaturas Africanas e Afrodiaspóricas #UnB60Anos2022 

O VI SAVANAS NO CERRADO: Vozes Fronteiriças e Resistências nas Literaturas Africanas e Afrodiaspóricas ou Border Voices and Resistance in African and Afrodiasporic Literatures pretende reunir pesquisadores locais, nacionais e internacionais, cujos estudos abordam as literaturas africanas e afro-diáspóricas. A literatura produzida por escritores negros traz diversas representações das vivênvias heterogêneas das populações negras do mundo, denunciando a opressão que enfrentam e mostrando seus caminhos de superação. Focalizando a temática de migração e mobilidade, o evento busca divulgar as reflexões teóricas e analíticas de pesquisadores dessa literatura. O evento é organizado pelo grupo de pesquisa da UnB, vinculado ao CNPQ, Mayombe: Literatura, História e Sociedade. 

08/08/2022 a 23/08/2022 

NORMA DIANA HAMILTON 

(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

#Cinema e Literatura Surda Neste workshop, mostramos a cronologia da História do Cinema em uma retrospectiva do cinema mudo ao cinema contemporâneo, com enfoque em Literatura Surda e Língua de Sinais para apresentar as características e definições presentes no cinema acessível. 22/08/2022 a 24/08/2022

 

SAULO MACHADO MELLO DE SOUSA

(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

#UnB60anosIL: Rodas de conversa sobre Tradução Espanhol/Português e Tradução Português/Espanhol 

Para comemorar os 60 anos da UnB, o Curso de Letras Tradução Espanhol, do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, do Instituto de Letras, se propõe a participar com uma roda de conversa entre os professores do curso, ex-alunos, professores voluntários, estudantes e demais interessados na Tradução Espanhol, para fazer memória agradecida de sua trajetória, desde o momento da criação do Curso dentro do Programa REUNI, até os nossos dias. 

26/08/2022 a 26/08/2022 

LUCIE JOSEPHE DE LANNOY 

(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Traduzir Drummond: propostas para uma edição crítica da poesia reunida de Carlos Drummond de Andrade em língua espanhola. Desafios, hipóteses e oportunidades

 

A apresentação examina o projeto de traduzir livros do poeta mineiro que não foram traduzidos à língua espanhola, exceto em antologias e edições parciais. As relações entre a literatura brasileira e as hispano-americanas, ainda que mais fortes que no passado, enfrentam ainda problemas associados com o mercado literário, a crise das humanidades no cenário académico global e a posição da poesia na literatura contemporânea. Embora tenha sido um poeta ligado à Argentina pela trajetória de vida, e tenha uma presencia visível na produção literária latino-americana, os livros de Carlos Drummond de Andrade não foram editados em versões integrais e acompanhadas por estudos críticos capazes de ressaltar sua riqueza, complexidade e particularidades, em especial a catástrofe ambiental do mundo contemporâneo.

A palestra representa o projeto de pesquisa “Artes visuales, literatura y la cuestión de lo viviente: propuestas y problemas para una agenda de investigación en un campo expandido”, do qual Álvaro Fernández Bravo é investigador responsável (diretor), financiado pelo Ministério da Ciência (Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica) e o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), Argentina.

26/08/2022 a 26/08/2022

ALEXANDRE SIMOES PILATI

(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Brasil e seus Olhos de ressaca: leituras e interpretações  Debate sobre o livro Universidade para quê?, de Darcy Ribeiro O evento Brasil e seus olhos de ressaca: leituras e interpretações tem a finalidade de divulgar e enaltecer as ideias, pensamentos e fazimentos de Darcy Ribeiro e estimular a formação de novos leitores por meio de leituras compartilhadas de obras literárias brasileirasvisando o compartilhamento de ideias acerca das leituras e potencializando o engajamento social, político e cultural dos participantes. 26/08/2022 a 26/08/2022

JANAINA DOS SANTOS MELO

(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

#UnB 60 anos IL  Conversas sobre literatura: Poesia e Teatro: reverberações da Semana de Arte Moderna 

A mesa redonda pretende discutir os desdobramentos da Semana de Arte moderna na contemporaneidade. 

18/09/2022 a 23/09/2022 

MARIA DA GLORIA MAGALHAES DOS REIS 

(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.