Português - Brasil Espanhol Ingles

Instituto - Histórico

O Instituto de Letras da Universidade de Brasília (IL) antigamente denominado Instituto Central de Letras foi fundado em 1962 e, em 1974, por força do novo Estatuto da Universidade de Brasília, aprovado em 1970, passou a chamar-se de Instituto de Letras. Em 1963-1964, o IL estava organizado em quatro departamentos Linguística, Língua Portuguesa, Teoria Literária e Literatura Brasileira , três centros Centro de Estudos Clássicos, Centro Brasileiro de Estudos Portugueses e Centro de Estudos das Culturas e Línguas Indígenas, este último em associação com o Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Humanas e mantinha, com professores de carreira especial, ensino instrumental das línguas portuguesa, francesa e inglesa, foi logo reduzido a um só departamento, naturalmente heterogêneo e disfuncional, e teve extintos os três centros de estudos.

Atualmente, o Instituto de Letras é composto pelos Departamentos de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP), e de Teoria Literária e Literaturas (TEL). Os três departamentos ministram conjuntamente as disciplinas dos cursos de Letras, Letras-Tradução e Letras-Línguas Estrangeiras Aplicadas. No turno diurno, os alunos podem obter o grau de: bacharel ou licenciado em Português, Inglês ou Francês; de bacharel em Tradução Inglês ou Francês; de licenciado em Português do Brasil como Segunda Língua; de bacharel em Línguas Estrangeiras Aplicadas. No horário noturno, os alunos podem obter o grau de licenciados em Português, Espanhol ou Japonês ou, ainda, de bacharel em Tradução Espanhol. O IL oferece os seguintes programas de pós-graduação: Mestrado e Doutorado em Linguística, Mestrado e Doutorado em Literatura, Mestrado em Linguística Aplicada e Mestrado em Estudos da Tradução.

Integra o Instituto de Letras o Laboratório de Línguas Indígenas, inaugurado em 1999 pelo Prof. Dr. Aryon Dall'Igna Rodrigues. A finalidade do Laboratório é ser um espaço de pesquisas sobre línguas indígenas brasileiras para o desenvolvimento de projetos na área, associado a outros centros de pesquisa linguística do País e do exterior, no intercâmbio de conhecimentos e desenvolvimento de projetos em parceria.